Entre em contato imediatamente com a instituição financeira, tanto a sua quanto aquela para a qual você transferiu o seu dinheiro.
Explique que você foi vítima de um golpe e solicite o bloqueio do valor o mais rápido possível.
Registre um Boletim de Ocorrência pessoalmente em uma delegacia ou pelo site da Polícia Civil, para documentar o ocorrido.
Busque um advogado especializado de sua confiança e peça mais orientações.
É necessário examinar cada caso individualmente. Contudo, se houver alguma ação ou omissão por parte da instituição bancária que facilite ou torne possível o golpe, ela poderá ser responsabilizada.
Não há uma resposta definitiva para essa pergunta. No entanto, com o avanço dos sistemas de segurança do PIX, tem-se observado um aumento na frequência de casos em que o dinheiro é reembolsado para a vítima.
Porém, para garantir que todas as tratativas extrajudiciais sejam feitas adequadamente, é sempre recomendável procurar um advogado especializado para orientação.
Essa resposta varia conforme as particularidades de cada caso e a interpretação do juiz responsável pelo julgamento. No entanto, nossa posição é que o golpe causa, sim, danos de natureza moral, e trabalhamos constantemente para garantir que os clientes recebam a devida indenização.
Algumas medidas preventivas podem ser adotadas, tais como:
Henrique de Castro Advocacia – OAB/MA 22.822 © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Esse site não faz parte do Google LLC nem do Facebook Inc. e não oferecemos nenhum tipo de serviço oficial do governo. Trabalhamos exclusivamente com serviços jurídicos.
Fale conosco!